Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Adoçar ou não adoçar: eis a questão!


Adicionar açúcar ao café pode mudar o sabor da bebida? Apresentamos opiniões sobre o assunto e ajudamos você a entender porque experimentar novos hábitos...

O consumo de cafés no Brasil vem crescendo anualmente. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), entre novembro e outubro de 2010 houve um aumento de mais de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A melhoria da qualidade dos cafés oferecidos à população e a consolidação do mercado de cafés gourmet são alguns dos fatores que influenciam esse aumento. A ABIC estima que este segmento apresente taxas de crescimento de 15% a 20% ao ano.

Desde que o conceito de cafés gourmet começou a ser difundido no país, há cerca de quinze anos, os especialistas em café se esforçam na tentativa de disseminar o hábito de não adoçar o café. Mas as opiniões sobre este assunto são divergentes e a maioria ainda torce o nariz quando é convidada a provar a bebida pura, ou seja, sem açúcar.

Por isso, a Espresso resolveu desvendar este mistério de uma vez por todas. Afinal, por que os conhecedores da bebida insistem em dizer que o certo é tomar o café sem adoçá-lo? Antes de ouvir algumas opiniões, vale ressaltar que o amargor da bebida, geralmente atribuído à presença da cafeína, não é tão marcante em todo e qualquer cafezinho como se imagina. Isto porque, nos cafés gourmet, o corpo, a acidez e a doçura ficam evidentes. Daí vem a premissa de que este tipo de café pode ser apreciado com ou sem açúcar.

O AÇÚCAR PELO MUNDO 

Até hoje, em algumas regiões do Sul da Itália, país berço do espresso, todo o café costuma ser servido com açúcar. Conversando com o atual barista campeão italiano, Francesco Sanapo, confirmamos este hábito. Segundo ele, ali a torra é mais escura, o que ressalta nitidamente o amargor do café. Por isso, os italianos sulistas geralmente servem a bebida com açúcar.

Mas isso não influencia a opinião de Francesco, que diz não incentivar o açúcar. “Gostaria que todos, pelo menos uma vez na vida, experimentassem o café sem açúcar. Afinal, só assim é possível conhecer o aroma e o sabor real do fruto dos cafezais.” Ele reafirma que ”il caffè buono è già dolce di suo”, ou seja, os bons cafés já são doces por si só.

Fernando Santana
Voltando às terras brasileiras, onde o consumo de café adoçado também é comum, conversamos com o barista Fernando Santana, da Doce Arte Café, de Socorro (SP). Ele conta que a maioria de seus clientes pede açúcar ou adoçante ao receber seu café. Mas, assim como o colega italiano, Fernando instiga seus clientes a experimentarem a bebida pura. “Explico que o café servido aqui é especial, com uma torra média que deixa transparecer melhor as características sensoriais do café”, completa.

Assim, quem chega à cafeteria do interior paulista é convidado a tomar o primeiro gole de café sem açúcar. “A maioria fica surpresa com o sabor e a doçura do café.” Fernando lembra o caso de um de seus clientes assíduos da cafeteria. “Toda manhã ele chegava e me pedia um ‘carioca’. Até que ofereci um café curto e sem açúcar. O primeiro gole foi seguido de uma careta. Mas, agora, ele já adora e não adoça mais.” O barista contou que, depois disso, o cliente virou o “mascote” da cafeteria. “Se ele vê alguém adoçando o café, vai até a mesa e tenta convencer a pessoa a provar a bebida ao natural.”

Seja com o sem açúcar, cada apreciador deve buscar a forma que lhe dá mais prazer ao beber o café. Sem ditar regras ou hábitos, os incentivadores do café sem açúcar – como nós da Espresso – procuram indicar a todos uma nova experiência. Mas que seja prazerosa. Se não for, o açúcar continuará sendo um bom companheiro.

QUER COM AÇÚCAR? CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS

1. AÇÚCAR DEMERARA

Granulado e de coloração amarela, possui alto teor de melaço em sua composição. Como não recebe aditivos químicos, apresenta valores nutricionais semelhantes aos do açúcar mascavo.

2. ASPARTAME

Não é açúcar, mas o resultado da combinação do ácido aspártico com a fenilalanina. Útil para pessoas com diabetes ou para quem precisa restringir o consumo de açúcar.

3. AÇÚCAR REFINADO

Passa pela etapa de refinamento com aditivos químicos como o enxofre, que tornam o produto com granulometria fina e brancura excelente. O ruim é que esse processo retira vitaminas e minerais, deixando apenas calorias sem nutrientes.

4. AÇÚCAR CRISTALIZADO

Granulado, puro, sem corantes, umidade ou empedramento. Com cristais bem definidos e granulometria homogênea.

5. AÇÚCAR ORGÂNICO

De granulação uniforme, pode ser encontrado na versão clara e dourada. Em sua produção, todos os fertilizantes químicos são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica.

6. AÇÚCAR MASCAVO

É o bruto, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Sua coloração é variável entre o caramelo e o marrom. Como não passa pela etapa de refinamento, conserva cálcio, ferro, magnésio e potássio.

7. AÇÚCAR BIODINÂMICO

Na produção deste açúcar são utilizadas substâncias altamente diluídas durante o plantio, para vitalizar as plantas e estimular seu crescimento. Ela também segue um calendário astral, com atenção à disposição da lua e dos planetas.

Fonte: Dra. Maria Del Rosario, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).


http://revistaespresso.uol.com.br/seu-caf%C3%A9/adocar-ou-nao-adocar-eis-a-questao.html/

http://alcantara.pro.br/portal/2012/10/15/com-acucar-ou-sem-acucar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário